PARTES E FUNÇÕES DA BOQUILHA 2/3
DANDO CONTINUIDADE AO ASSUNTO VAMOS DISCORRER SOBRE MAIS ALGUMAS PARTES DA BOQUILHA.TABLE (MESA)
Mesa é a parte plana da boquilha onde assenta a palheta, ela começa na parte traseira da boquilha e se estende sobre os trilhos laterais (side rails) e termina onde começa a curva para a ponta (facing curve). É sobre a mesa que a abraçadeira comprime a palheta.
Uma mesa um pouco mais comprida, mais curta, mais estreita ou mais larga não interfere no som.
A mesa deve ser uma região perfeitamente plana, caso ela tenha uma barriga (convexa) vai tender a entortar a palheta para baixo fechando a abertura, caso tenha uma depressão (concava) vai tender a levantar a ponta da palheta aumentando a abertura, tais diferenças comumente não são visíveis a olho nu e influem na qualidade do som.
A seta verde indica a pressão da abraçadeira e a vermelha a tendência do movimento da palheta.
Alguns fabricantes de boquilhas para clarinete criam uma área côncava no meio da mesa alegando que esse detalhe ocasiona uma sucção na palheta proporcionando uma maior vibração. Essa concavidade deve ser bem suave para não interferir negativamente no som, o melhor perfil de concavidade é o observado nas boquilhas Vandoren.
THROT (GARGANTA)
É a parte interna da boquilha de passagem da câmara (chamber) para o furo (bore). A garganta pode ter vários formatos como redonda, meio redonda, quadrada, oval.
A garganta está ralacionada com o tamanho da câmara e o formato das paredes internas (walls inside) o seu formato e dimensão oferece maior ou menor resistência ao fluxo de ar, como também proporcionam um som mais centrado, direcionado ou mais aberto e difuso.
BORE (FURO)
É o furo na parte de traz da boquilha onde encaixa na cortiça do pescoço, tudel (neck), o diâmetro varia para cada tipo de sax, mesmo considerando especificamente um tipo de sax as fábricas de boquilhas tem diâmetros próximos mas não existe uma padronização definida, as boquilhas mais vintages costumavam ter um diâmetro menor que as atuais porque os sax vintages tinham o diâmetro da cortiça no tudel ligeiramente menores
SHANK (HASTE)
É a parte traseira externa da boquilha que envolve o furo (bore) geralmente é usada para identificar a marca da boquilha ou se fazer um desenho ou uma personalização, começa no final da mesa e termina no fim da boquilha, existem modelos com haste (shank) mais longos ou mais curtos em função da posição de afinação da boquilha.
RAMP (RAMPA)
É a porção inclinada interna da boquilha que começa na parte traseira da janela (window) e se inclina para dentro na direção da câmara (chamber), tem um ângulo de inclinação definido. Não confundir com o defletor em forma de rampa citado na postagem 3/3 BAFFLE (defletor) tipo Step (rampa).
RAMP TIP (PONTA DA RAMPA)
É a espessura do começo da rampa junto a janela, existe uma correlação entre essa espessura a espessura do trilho da ponta (tip rail) e a espessura da ponta (tip thickness).
FACING (FACE)
Podemos chamar de face (facing) toda a face da boquilha que contém a mesa e a curva até a ponta (tip).
Na parte final deste assunto (3/3) vamos discorrer sobre o Facing curve (curva de face), Facing length (comprimento da curva), Tip opening (abertura da ponta), Tip thickness (espessura da ponta), Beack (bico), Baffle (defletor) e Chamber (câmara).
A boquilha é uma parte muito importante no instrumento de palheta simples,porem ela pode facilitar ou complicar a execução e a qualidade do som.
ResponderExcluirEu sou clarinetista e gosto do modelo côncava,este sistema aplica uma força no meio da palheta dando a ela o efeito alavanca que causa uma grande vibração na ponta da palheta facilitando a sonoridade perfeita do piano ao forte sem desafinar as notas e alem disso aumenta a vida da palheta.
Olá Renato excluí o primeiro comentário porque era idêntico ao que mantive e não tinha seu nome, mas quanto ao que disse é uma questão de gosto e fabricante, a concavidade deve ser muito bem elaborada porque se for longa ou curta demais vai estragar o som, a Vandoren é a fábrica que mais recebe elogios sobre a concavidade dela, mas tem adeptos á mesa plana também.
ResponderExcluirSo posso dizer que a boquilha da linha Vandoren Jumbo Java ora sax alto e tenor são as melhores, incrivel como uma boquilha de massa possa ter tamanha projeção, volume, e brilho tudo junto! E se mesclar com a palheta certa, nossa fica ainda melhor, impressionante! Gostaria que se fosse possivel fazer uma analise desse modelo, dizendo os detalhes, tipo de garganta, Câmara, etc.
ResponderExcluirBoa noite Ciro, obrigado pela participação vou montar uma matéria e publicar, abç
ExcluirExcelente conteúdo!
ResponderExcluirOlá muito bom essas informações, mais gostaria de acrescentar uma que é o meu problema. Qual boquilha comprar? Hoje estou precisando comprar uma boquilha para Sax Alto, no valor mais em conta mais não sei qual comprar. Eu sou iniciante e estou com dificuldades na nota Dó grave e Sib, meu professor falou que o problema é a boquilha, e é. Para resolver o problema dos graves eu compro que boquilha, 6,7, não sei.
ResponderExcluirBoa tarde Olimpio se não se importa prefiro o whats o meu é o 13981683733 te explico por lá com mais facilidade, obrigado, abç
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